Trilha sonora sertaneja para casamentos
3 de junho de 2016
Casamento Monique & Vinícius
6 de maio de 2017
Veja mais

A história das festas de casamento: Como tudo começou

A história das festas de casamento é muito emblemática. Isso porque existem vários relatos históricos envolvendo a cerimônia religiosa e o evento, mas nenhuma delas foi objeto de um estudo aprofundado.

 

Como tudo começou: A história das festas de casamento

 

Como tudo começou: A história das festas de casamento (No Palco)

 

O que se sabe é que a história das festas de casamento possui seus primeiros traços nas festas pagãs, nas quais se realizava um culto e a celebração em homenagem ao casal que se unia.

 

Como o casamento envolve questões jurídicas e também religiosas, cada cultura e crença acabou desenvolvendo diferentes formas de celebrar e realizar essa união.

 

O que essas cerimônias têm em comum é a festa. Mesmo que cada uma siga um rito diferente e tenha seus próprios símbolos, todas elas são celebradas e festejadas pelos noivos, amigos e familiares.

 

Na antiguidade, as festas de casamento eram realizadas especialmente pelos nobres, que promoviam grandes festas em seus palácios. Claro que a festa não era exclusividade deles. As pessoas de baixa linhagem também realizavam as suas festas, mas nenhuma se comparava às grandes e pomposas festas dos poderosos da época.

 

Essas festas se caracterizavam por decorações impecáveis que traziam em sua fotografia pratarias de qualidade, vestimentas com detalhes em ouro, muitos profissionais envolvidos para servir e tornar aquele momento inesquecível.

 

Historicamente a música sempre esteve presente nas festas de casamento. A antiguidade destacou-se por trazer às suas celebrações, grandes músicos da época que tocavam durante todo o evento, tornando-o ainda mais elegante.

 

Como tudo começou: A história das festas de casamento (Cheers)

 

Desde a evolução da sociedade e o surgimento da música como forma de diversão e lazer, ela esteve inserida nas festas de casamento, principalmente através de músicos e bandas contratados para animar e fazer a trilha sonora perfeita.

 

Houveram nos últimos anos, em razão da evolução da tecnologia e da facilidade em contratar profissionais para “reproduzir” músicas através de aparelhagens de som, uma pequena ruptura dessa cultura histórica da contratação de profissionais que realizassem shows durantes as festas de casamento.

 

Esse período ficou marcado por festas de casamento com menos personalização musical por parte dos noivos, com eventos que acabaram se tornando mais impessoais.

 

Atualmente, as festas de casamento voltaram a ter uma aura de personalização, e os casais têm buscado cada vez mais, inserir sua personalidade, seu gosto e suas características em suas comemorações.

 

A decoração já é pensada de forma que seja o reflexo do que os noivos representam um para o outro, a comida é preparada pensando nos convidados e no cronograma da própria festa, são montadas pistas de dança com pisos especiais que trazem as iniciais dos noivos.

 

Dentro dessa “modernização”, um conceito que voltou com toda força é a de contratar bandas de música para tocar nas festas de casamento. Esse “retorno às origens históricas” tem mostrado que as festas podem se tornar eventos ainda mais incríveis quando pensados como um verdadeiro evento.

 

 

 

Eventos precisam de estrutura e atenção, e a contratação de uma banda específica para o casamento torna a festa muito mais pessoal e divertida. O que se percebe é que os casais optam por contratar bandas para o seu casamento pois eles enxergam este momento como uma verdadeira celebração e confraternização, que pode ser melhor aproveitado se houver verdadeiros profissionais da música envolvidos.

 

A trilha sonora é indispensável tanto na cerimônia quanto na festa. É indispensável ainda a participação dos convidados nos festejos. Com bandas de casamento percebe-se que, historicamente, a festa acaba se tornando muito mais divertida e traz muito mais convidados para a pista de dança.

 

Casamento com pista de dança vazia é o pavor de qualquer noiva, por isso, as bandas têm a função de atrair a atenção dos convidados e provocar neles o interesse em participar do show.

 

Essa cultura história de trazer shows para as festas, ficou esquecida por muito tempo, já que outras facilidades tecnológicas acabaram sendo incluídas e testadas por muitos noivos. Como show exclusivamente feito por um DJ.

 

Hoje, a popularização e o aumento cada vez maior de festas de casamento, proporcionando eventos diferenciados e muito personalizados, fez com que as clássicas bandas de música voltassem com tudo a realizar shows nessas festas.

 

 

 

Além das bandas de música, a personalização entra nas lembranças dos noivos, nos convites aos padrinhos e madrinhas, nos doces e nas fotografias de casamento.

 

As festas de casamento evoluíram muito desde o seu surgimento até os dias atuais. Percebe-se nessa evolução uma melhoria e uma exclusividade cada vez maior, já que hoje festas de casamento são muito diferentes umas das outras, algo que representa claramente essa inclusão da personalidade do casal e dos gostos de ambos na organização e formatação da festa.

 

Contratar uma banda de música para o seu casamento é a certeza de proporcionar um momento inesquecível para os noivos e também para os convidados, que se sentirão dentro de um show único e exclusivo, pensando especialmente para eles.

Que tal juntos tornarmos o seu casamento ser inesquecível?

 

X